A ONU é a maior organização internacional do mundo. Seu objetivo é criar mecanismos para segurança nacional, desenvolvimento econômico, manutenção da paz e assistência humanitária em todo mundo. 

 

É mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os maiores contribuidores são os Estados Unidos, Japão, Reino Unido e França. A sede da ONU fica em Nova York, mas há inúmeros escritórios espalhados pelo mundo. 

 

Os principais órgãos da ONU são: o Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Direitos Humanos o Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça, além dos órgãos  complementares como: UNICEF, FAO, etc.

 

 

O "comandante" da ONU é o secretário-geral, que tem como função, propor soluções para problemas e mobilizar países para atingir um objetivo, como por exemplo, diminuir a desnutrição.

Mas, é importante dizer que quem toma as decisões e efetivamente comanda a ONU são os países membros, e não o secretário geral ou os funcionários que trabalham na organização.

Como o próprio nome diz, é a Organização das Nações Unidas, onde todos os países que fazem parte dela participam das decisões, portanto, não é uma organização que tem "vontade própria", como muita gente pensa.

Apesar disso, alguns países tem mais poder que outros na ONU, principalmente os países mais ricos.

Os funcionários da ONU, trabalham para que a organização possa atingir seu objetivo, prestar assistência humanitária e manter a organização funcionando adequadamente.

Veja abaixo quais as maneiras de ingressar na ONU.

 

 

Como trabalhar na ONU?

 

A ONU emprega diversos profissionais, como internacionalistas, médicos, advogados, economistas, tradutores e muitos outros.

Essa organização abre vagas de tempos em tempos para determinados cargos. 

Essas vagas são divulgadas no site oficial da ONU, cada uma pede requisitos diferentes, você pode consultar essas e outras informações em: www.onu.org.br/vagas e  www.pnud.org.br/Oportunidades.

Existem diversas categorias de trabalho, e pode ser feita mobilidade de uma para outra. Há profissionais que são contratados para trabalhar no exterior, localmente, que ficam se deslocando e que trabalham em  missões de campo.

Para trabalhar na ONU é necessário dominar pelo menos um dos idiomas oficiais que são: inglês, francês, russo, chinês, árabe e espanhol. 

Além das vagas que são abertas, existem alguns programas específicos para recrutamento de pessoas que estão interessadas em fazer carreira na ONU, segue abaixo:

Programas Jovens Profissionais

Este programa de recrutamento é feito para jovens profissionais que desejam fazer carreira na ONU. 

 

O candidato que se inscreve passa por um exame de admissão e por programas de desenvolvimento profissional.

O programa jovens profissionais acontece anualmente, e é aberto aos países participantes. Os países variam de ano para ano (o Brasil já esteve na lista várias vezes, inclusive esse ano, em 2017).

 

Os requisitos são:

Fazer parte de um país da lista.

Ter pelo menos diploma de graduação (Em uma universidade de alto nível!).

Ter 32 anos ou menos.

Ser fluente em inglês ou francês.

Cada ano, a ONU divulga as áreas que serão ofertadas postos de trabalho, essas áreas podem ser administração, finanças, comunicação, direito e muitas outras, e elas também variam de ano para ano.

 

É divulgado no site do Young Professionals Programme, juntamente com as normas do programa, um manual detalhado explicando o procedimento para se candidatar às áreas ofertadas.

Quando você manda sua candidatura para alguma área, a ONU avalia a sua educação (o curso que  fez, onde fez, se tem ou não especialização etc) e seu conhecimento sobre idiomas (quantos idiomas fala e principalmente se é fluente nesses idiomas). 

 

Sua experiência profissional é usada como critério de decisão, caso mais de 40 pessoas se inscreverem na mesma vaga que você, o que normalmente acontece, pois muitos candidato se inscrevem para esse programa.

Portanto, procure se envolver em atividades que destaquem suas habilidades e que mostre para a ONU que seus ideais estão alinhados com os da organização, como trabalho voluntário, em outra organização internacional,  aprenda outros idiomas além do inglês, e procure por experiências onde possa resolver problemas, liderar um grupo, e coisas do tipo.

 

No processo seletivo escreva tudo que possa fazer com que você se destaque. 

Para ser colocado na lista de vagas, você deve passar por um exame, que é composto de uma prova escrita, para verificar o idioma, e outra prova sobre um assunto específico da área escolhida.

No site desse programa você encontra a explicação mais detalhada e inclusive exemplos de exercícios  e perguntas que são pedidas nos exames.

 

Para saber mais  acesse: careers.un.org e clique em Young Professionals Programme.

Neste vídeo há dicas sobre o processo seletivo do YPP, de uma pessoa que já participou da seleção do programa.

Além disso, é importante que pesquise sobre como a ONU funciona, estude sobre geopolítica e o que está acontecendo no mundo, e desenvolva habilidades como escrever bem e ter boa comunicação.

Voluntários

 

Para ser voluntário na ONU é preciso ter um diploma de graduação, ter pelo menos 25 anos, conhecimento em algum dos idiomas oficiais, e no mínimo 2 anos de experiência profissional.

Existe também o recrutamento especial para jovens de 18 a 29 anos, e para especialistas em alguma área.

É possível atuar de diversas maneiras sendo voluntário,  em outro país, no seu próprio país, por um curto período, por um longo período, e até mesmo voluntário online (este último com menos requisitos).

No voluntário presencial você pode trabalhar em diversas áreas, as principais são: entrega de serviços básicos, desastres e prevenção de crises, meio ambiente e mudanças climáticas e assistência humanitária.

A ONU oferece ajuda de custo aos voluntários. Para saber mais acesse o endereço abaixo:

http://www.unv.org/

Estágio na ONU

 

Para participar do programa de estágio da ONU, você deve estar no último ano de graduação, ou no mestrado, ou P.H.D. E ser fluente em inglês ou francês.  

O programa de estágio pode durar de 2 a 6 meses. Para participar, é preciso que tenha aberto uma vaga. A ONU abre várias vagas de estágio em muitas áreas, você pode verificar em: careers.un.org clique em Job Openings.

 

A ONU possui diversas agências especializadas: A Unesco, Unicef, FAO, OMS e muitas outras, cada uma especializada em tratar um assunto diferente.

 

Para trabalhar em uma das agências, você deve se candidatar diretamente no site deles, não é através da ONU. Mas o processo seletivo não é muito diferente.

 

A maior parte do recrutamento é feito por abertura de vagas, em algumas agências há programas específicos para quem quer seguir carreira.

 

Muitas das vagas também pedem formação em uma universidade de alto nível e conhecimento de no mínimo inglês. Para informações mais detalhadas acesse o site:

 

FAO - www.fao.org

OACI-www.icao.int

OIT - www.ilo.org

OMI -www.imo.org

FMI - www.imf.org

UIT- www.itu.int

UNESCO - www.unesco.org

UNICEF - www.unicef.org

INIDO - www.unido.org

UPU- www.upu.int

OMS - www.who.int

OMM - www.wmo.int

OMT - www.unwto.org

Veja também como trabalhar na Interpol.

 ONU