Outras Organizações

CADE

O CADE é o conselho administrativo de defesa econômica. É composto por 3 órgãos, Tribunal administrativo de defesa econômica, Superintendência-Geral e Departamento de estudos econômicos.

 

Faz parte do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, que além do CADE é formado pela SEAE – Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

A SEAE tem o objetivo de promover a livre concorrência, revisa leis e regulamentos, pedidos de revisão de tarifas e estudos relacionados a concorrência. 

 

O CADE trabalha para promover a livre concorrência, atua principalmente em questões de fusões e aquisições, verifica se elas podem representar concentração de mercado (poucas empresas ofertando um bem ou serviço) a ponto de prejudicar o mercado e os consumidores.

 

Também possui o poder de impedir que uma fusão entre empresas ocorra e pode inclusive aplicar punições. Realiza investigação e julgamento de empresas que possam estar interferindo na livre concorrência.

Como trabalhar no CADE?

 

O CADE contrata seus funcionários por meio de concursos. Para o economista há duas oportunidades, o cargo de analista técnico administrativo, que requer que você seja formado em um curso superior, não importando qual. E o cargo de economista, que requer que seja formado em economia.

 

O economista tem como função cuidar de assuntos econômico-financeiros, como despesas, custos, acompanhamento do orçamento, etc. Além disso realiza estudos e pesquisas e acompanha a legislação financeira.

Mas quem realiza o julgamento dos processos que chegam ao CADE são os conselheiros, esses profissionais não são escolhidos por concurso, normalmente são profissionais que vieram da área acadêmica e já tem uma vasta experiência, acadêmica ou em outras instituições.

 

ONU

Para saber como trabalhar na ONU clique aqui.

 

 

ONGS

O economista está apto para trabalhar no terceiro setor também. Não há muitas ongs relacionadas com economia, mas é possível trabalhar na administração e com captação de recursos.

 

Para trabalhar em uma ong, o procedimento é bem parecido com o de uma empresa, eles irão examinar seu currículo, uma dica é realizar trabalho voluntário.