Pesquisa

Segue abaixo informações sobre os principais lugares para trabalhar relacionados a pesquisa em economia.

 

IPEA

O IPEA é um instituto de pesquisa vinculado ao ministério do planejamento. Tem como objetivo realizar pesquisas que sirvam de suporte técnico para o governo e para formulação de políticas. 

 

As pesquisas e informações divulgadas no IPEA estão disponíveis no site deles.

Esse instituto faz pesquisas sobre diversos assuntos referente a economia. Os principais temas abordados são: 

 

Estudos e políticas sociais, relações econômicas e políticas internacionais, políticas regionais e ambientais e estudos setoriais.

Para trabalhar no IPEA é preciso passar no concurso deles, os cargos para o economista são: o técnico em planejamento e pesquisa e técnico em desenvolvimento em administração.

 

Técnico em desenvolvimento e administração

 

É uma função administrativa, trabalha com recursos humanos, materiais, financeiro, etc.

 

O economista realiza atividades relacionadas a administração financeira da instituição:

 

Acompanhar a arrecadação de receitas, fazer a contabilidade, acompanhar a movimentação de bens, despesas,etc.

 

Técnico de planejamento e pesquisa

Esse profissional irá trabalhar com planejamento de realização de pesquisas, e avaliar ações governamentais, com o objetivo de dar embasamento para formulação de políticas públicas.

O concurso é composto por prova objetiva e discursiva. É preciso somente graduação, mas se tiver mestrado ou doutorado sua classificação pode subir. 

 

 

O presidente do IPEA também é escolhido por nomeação.

Além dos cargos efetivos, o IPEA contrata também pesquisadores, para participarem de determinados projetos. Eles são contratados por meio de currículo, são chamados graduados e pós graduados.

 

Empresas de consultoria em pesquisa

Essas empresas  realizam análises sobre diversos assuntos, a pedido do cliente, que tem algum objetivo, como melhorar as vendas, ter uma previsão se o negócio que está com a intenção de desenvolver irá prosperar ou não, implementar medidas para aumentar o crescimento da empresa, entrar em um novo mercado, melhorar a competitividade, etc. 

Para isso, essas empresas realizam atividades como:

 

Análise dos concorrentes, dos preços, da satisfação do cliente, estimam o risco de se entrar em um novo mercado, fazem análises sobre o perfil do consumidor,  e muito mais.

Também é comum que pessoas que trabalham em empresas de investimentos realizem esses tipos de estudos para dizer qual é o melhor lugar para investir.

Essas empresas costumam ser grandes e ficam localizadas em grandes cidades. Por isso, é muito comum que quem deseja trabalhar em uma empresa dessa, tenha que passar por um processo de trainee.

 

Para trabalhar em uma empresa de consultoria, assim como em qualquer empresa do setor privado, é importante se preocupar com o currículo. 

 

Dê preferência por um estágio nessa área, ou em empresas de consultoria, e até mesmo relacionado com planejamento estratégico. E procure participar do máximo de atividades que puder.

IBGE 

O IBGE é um instituto que tem como função realizar pesquisas, coletar dados e divulgar informações a respeito do nosso país, é o principal provedor de dados do Brasil.

 

Os dados divulgados servem de embasamento para políticas públicas e para várias pesquisas científicas, é através deles que conseguimos entender como se dá o processo de mudanças demográficas e políticas do Brasil.

No IBGE, o economista pode seguir a carreira de tecnologista em economia e analista de projetos. Para ser analista de projetos é preciso graduação em qualquer área, e tecnologista graduação em economia. 

 

Neste instituto, o economista é responsável por: desenvolver estudos e pesquisas, planejar e executar projetos de caráter econômico, elaborar textos e analisar dados. 

 

Além desse cargo, o IBGE contrata também pesquisadores para projetos específicos.

O presidente do IBGE também é nomeado pelo presidente da república. 

 

IBRE

Instituto Brasileiro de Economia, é um instituto de pesquisa ligado a Fundação Getúlio Vargas. Esse instituto realiza pesquisas em questões econômicas e sociais do país, também realizam eventos, publicações e prestam consultoria.

O IBRE contrata pesquisadores por meio de currículo. Para isso é importante que você tenha um bom currículo acadêmico.

Instituto de Economia Agrícola

É uma instituição que realiza estudos relacionados a economia agrícola, está ligado a secretaria de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo.

 

Realizam estudos e fazem publicações que servem de embasamento para formulação de políticas na área de economia agrícola .

 

Também oferta bolsas para iniciação científica.