O preparador físico é o profissional responsável pelo condicionamento físico de um grupo ou de um atleta. Ele é quem previne que o atleta tenha lesões, determina quando pode voltar a jogar, a intensidade do treino, entre outras coisas.

O preparador físico precisa ser capaz de olhar para uma competição, entender as solicitações físicas que ela trás, e preparar o atleta para isso. Ele realiza a avaliação do indivíduo e monta o planejamento dos treinos a serem realizados.

Para se tornar preparador físico, o curso mais indicado é educação física. Mas para seguir essa profissão, é importante ir além da graduação, fazer especialização e entender muito da modalidade que irá atuar.

Se tem a intenção de ser preparado físico de um time de futebol, é importante que entenda muito sobre esse esporte, e o mesmo vale para vôlei, basquete, e outras modalidades.

Além da especialização na modalidade desejada, é importante que quem deseja seguir essa profissão, busque conhecimento nas áreas de anatomia, fisiologia, e nutrição esportiva.

Para seguir carreira nessa profissão, é preciso percorrer um longo caminho.

 

O início é nas categorias de base, nessas categorias, são abertas vagas para preparadores físicos, já nas categorias mais superiores o processo seletivo é mais raro e, muitas vezes é feito por indicação.

Para conseguir uma vaga, o ideal é que faça um estágio em um time profissional, de preferência na área de treino e condicionamento físico. Se não houver nenhuma vaga em times de primeiras divisões, procure em times menores, é uma boa oportunidade para se destacar.

Além do estágio, se tiver condições, faça o curso em uma universidade de renome, e procure estudar em cidades que tenham clubes da modalidade esportiva que te interessa.

 

Participar de atividades acadêmicas nessa área (pesquisas, eventos acadêmicos etc), também ajuda no currículo.

Veja também sobre o curso de Educação Física.

Preparador Físico de Atletas