Psicologia

A psicologia estuda o comportamento humano e como nossa mente funciona. Procura entender como funcionam pensamentos, comportamentos e emoções, nas mais diversas situações, a fim de encontrar explicações para problemas e distúrbios de caráter psicológico.

 

A psicologia procura responder perguntas como:

 

Por que o ser humano sente raiva, tristeza e felicidade? E por que algumas pessoas desenvolvem depressão e síndrome do pânico? Como funcionam essas doenças e como curá-las? Como superar a perda de um ente-querido? Como entender e controlar melhor as emoções? 

A psicologia tem como objetivo não só procurar soluções para pessoas que estejam passando por um mal estar, mas ajudar no seu crescimento e desenvolvimento.

Além das emoções, o psicólogo estuda a percepção, a cognição, atenção, a personalidade, a maneira como as pessoas se relacionam, a linguagem, etc. A fim de entender melhor como funciona o ser humano.

O foco em psicologia é sempre o indivíduo, e seus estudos podem ser aplicados em diversas áreas, para diversas finalidades, e não somente na psicologia clínica, como a maioria das pessoas pensam.

 

Hoje há estudos sobre consumidores, (quais suas crenças e motivações), que são aplicados no marketing. Estudos sobre psicologia do esporte (os fatores psicológicos que interferem no desempenho de um atleta),  psicologia da saúde (ligação de fatores psicológicos com a saúde), psicologia jurídica (psicologia aplicada ao direito), psicologia do trânsito (psicologia aplicada no trânsito) e muitos outros.

 

Para ser psicólogo é preciso muita responsabilidade e paciência, mas é também muito gratificante.