Psicólogo da Arte

 

A psicologia da arte é uma área pouco conhecida da psicologia, ela se interessa pela reação do observador frente a uma obra de arte.

 

Procura entender porque uma obra de arte provoca determinados sentimentos no observador, se pergunta o porquê de algumas pessoas sentirem raiva ao ver um quadro, e outras tristeza, por exemplo, como e porque esses sentimentos são desencadeados.

 

O foco da psicologia da arte é no receptor, está relacionada com a observação e não com a criação da obra de arte.

Psicólogo da arte é uma profissão bem incomum, principalmente aqui no Brasil. Há poucos estudos a respeito, e não é uma matéria muito tratada na faculdade.

 

Por se tratar de um assunto recente e incomum, raramente se encontra um profissional que trabalha somente com pesquisas em psicologia da arte, quase sempre esses profissionais trabalham em outras áreas também.

 

Normalmente o currículo de quem trabalha com isso, possui formação nas duas áreas, em psicologia e em artes (graduação em psicologia e especialização em artes).

 

O mercado de trabalho para esse profissional está bastante restrito à área acadêmica. 

 

Se você tem interesse em psicologia da arte, dê preferencia por faculdades que tenham professores que façam pesquisas nessa área, você encontra esse informação no site do departamento de psicologia da faculdade que queira saber. 

 

A USP possui um laboratório de estudos em psicologia da arte.

 

Também é importante lembrar que a profissão de psicólogo da arte nada tem a ver com arteterapia. O arteterapeuta é um profissional que utiliza a arte e a expressão artística para tratar de seus pacientes.

Veja também o que faz o psicólogo da saúde.