Psicólogo da Saúde

 

O psicólogo da saúde é o profissional que estuda os fatores psicológicos que influenciam na saúde e na doença, e o estado psicológico do paciente na doença.

 

Atua ao lado de outros profissionais, como médicos e enfermeiros, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.

 

Este profissional costuma atuar em um hospital e pode, por exemplo, prestar atendimento a um paciente com câncer,  e ajudá-lo a lidar com questões como medo da morte, e a relação com os familiares, pode também prestar assistência nos casos de aborto, de bebês prematuros e situações relacionadas.

 

Além disso, é comum que os psicólogos acompanhem os familiares ao necrotério em casos de óbito e muitas vezes é encarregado de dar notícias aos familiares e ao próprio paciente a respeito do diagnóstico.

 

A psicologia hospitalar é um ramo da psicologia da saúde. Trata-se especificamente do psicólogo que atende no hospital. 

 

Na psicologia hospitalar, o profissional está mais restrito a trabalhar dentro do hospital, ele pode trabalhar atendendo pacientes que estão na maternidade, enfermaria, ambulatório e apartamento, ou em todas essas áreas ao mesmo tempo. Normalmente a jornada de trabalho desse profissional é reduzida. 

 

Nem todos os hospitais contratam psicólogos, este profissional é mais comum em hospitais grandes.

 

A melhor maneira de iniciar um trabalho em um hospital, como psicólogo, é fazer um estágio em um hospital enquanto está na faculdade. Portanto, é importante verificar se a faculdade que cursa ou pretende cursar oferece estágio na área de saúde, ou se oferta essa disciplina.

 

Mas, também há hospitais que ofertam vagas de estágio por conta própria.

Veja também o que faz o Psicólogo do Esporte.