Psicólogo do Esporte

O psicólogo do esporte é o profissional que estuda como as emoções e fatores psicológicos interferem no desempenho do atleta, e como a prática do esporte afeta o atleta psicologicamente. 

O objetivo do psicólogo que trabalha com psicologia esportiva, é orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições, além de melhorar seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times. 

 

O psicólogo do esporte também pode acompanhar pessoas que utilizam o esporte como meio de reabilitação ou inserção social, como pessoas com problemas mentais, cardíacos, e outras pessoas que possuem necessidades especiais. 

 

Esse profissional utiliza o esporte como meio de socialização e educação de crianças e jovens, podendo, inclusive, realizar esse trabalho em escolas.

 

Apesar do psicólogo do esporte poder trabalhar em lugares diferentes, a psicologia do esporte é um ramo bem específico, que poucos psicólogos decidem seguir. E não é uma área exclusiva deles, muitos profissionais de educação física e até pedagogia trabalham com isso também, mas para receber o título de psicólogo do esporte é preciso ter graduação em psicologia. 

 

Para seguir nessa área, é importante fazer uma especialização, hoje já existe especialização em psicologia do esporte, mas muitos profissionais que trabalham com psicologia do esporte fizeram especialização em educação física ou outras áreas relacionadas. 

 

Por ser uma área específica, é comum que a maioria dos profissionais tenham uma forte ligação com a área acadêmica, mesmo que não pretendam dar aulas.

 

Universidades que tenham um programa de pesquisa na área, professores que trabalhem com isso ou que tenham matérias de psicologia do esporte como optativa são mais vantajosas, pois significa que existem pessoas que trabalham com isso nesse lugar. 

 

Dificilmente, uma faculdade de psicologia tem estágio na área esportiva, como estágio obrigatório, para alunos de graduação, normalmente o aluno consegue realizar estágio nessa área quando está na pós graduação em psicologia do esporte. 

 

Mas, é possível realizar estágio em clubes e algumas instituições, esses lugares abrem processo seletivo que costumam ser divulgados em sites que reúnem vagas de estágio, como o CIEE e no próprio site do clube.

 

Outro local em que estudantes de psicologia podem trabalhar com isso, são em ongs, no Brasil há diversas ongs que utilizam o esporte como meio de reinserção social.

O dia-a-dia desse profissional pode variar de acordo com o local onde irá trabalhar.

 

É comum que faça atividades de acompanhamento, avaliação psicológica, aplicação de testes, e até mesmo dinâmicas de grupo.

 

Os objetivos do trabalho de um psicólogo do esporte pode ser os mais diversos, melhorar o rendimento, melhorar a sintonia da equipe, trabalhar o processo de profissionalização dos atletas, entre outros.

Se o psicólogo for trabalhar em um time, trabalhará em conjunto com a comissão técnica. 

 

Os profissionais dessa área podem trabalhar em clínicas, clubes, escolas e ongs. 

 

O endereço abaixo é de um blog só de psicologia do esporte. Tem uma seção com várias entrevistas de profissionais que trabalham com psicologia do esporte.

http://www.psicologianoesporte.com.br/tag/quem-faz-a-psicologia-do-esporte/

Veja também o que faz o Psicólogo do Trânsito.