Psicólogo do Trânsito

 

O psicólogo do trânsito estuda o comportamento humano no contexto do trânsito.

Seus principais objetivos são estudar fatores psicológicos que causam problemas no trânsito, sejam fatores conscientes ou inconscientes.

 

Também auxiliam na formulação de políticas de trânsito, realizam avaliação psicológica em futuros motoristas, trabalham para produzir comportamentos adequados no trânsito, e desenvolver ações socioeducativas com pedestres, condutores infratores, entre outros. 

A psicologia do trânsito é uma área nova, os estudos sobre esse assunto são poucos, mas vem crescendo nos últimos anos.

 

Umas das razões para a pouca quantidade de estudos nessa área é o fato de ser um assunto pouco abordado na graduação e não existirem muitas especializações.

 

Apesar de poucas informações, a psicologia do trânsito é uma área muito importante, hoje o trânsito tem um custo social e econômico muito grande, e a grande maioria dos acidentes acontecem devido a alguma falha no comportamento do condutor.

 

Os estudos em psicologia do trânsito podem oferecer aos indivíduos  e a sociedade  melhores condições e maior segurança no trânsito.

Para atuar como psicólogo do trânsito é preciso ser reconhecidos pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) como um especialista em trânsito. 

 

Grande parte das pessoas que decidem seguir essa área, fazem na intenção de trabalhar com testes de aptidão para quem irá tirar carteira de motorista, para isso, é preciso ter uma credencial do DETRAN.

 

Para conseguir essa credencial é necessário ter especialização em psicologia do trânsito e os equipamentos que são utilizados nos testes.

Veja também o que faz o Psicólogo Escolar.