Psicólogo Escolar

 

O psicólogo escolar é o profissional especializado em psicologia escolar. 

 

A psicologia escolar estuda os processos de aprendizagem, a eficiência das técnicas educacionais, e o funcionamento da instituição escolar. Está muito relacionada com a psicologia do desenvolvimento, trabalha principalmente motivações, dificuldades e como as emoções interferem na aprendizagem.

 

Trata também de temas como dislexia, hiperatividade, a relação do professor com o aluno, as motivações de aprendizagem, a adequação dos conteúdos, bullying, entre outros assuntos relevantes para o melhoramento do ambiente escolar.

Os psicólogos podem desenvolver nas escolas atividades como:

 

Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades que proporcione uma melhora no aprendizado e outras habilidades, como melhor convivência em grupo e iniciativa.

 

Pode também prestar orientação profissional para os alunos, ações preventivas contra drogas, esclarecimentos sobre sexualidade, agressividade e conflitos, participar da construção do projeto político pedagógico, atender os pais, realizar projetos motivacionais e auxiliar o professor a lidar com a subjetividade de seus alunos, para que recebam atenção individualizada necessária.

Os psicólogos escolares trabalham principalmente em escolas e na área acadêmica, infelizmente não é um profissional obrigatório na escola, por isso não são todas as escolas que contratam esse profissional.

 

É comum que a jornada de trabalho seja reduzida, muitos profissionais trabalham 30 horas semanais ao invés de 40 horas, mas o salário não costuma ser muito alto, em média 2.000 reais, a não ser que vá para a área acadêmica. 

 

Além da área acadêmica e das escolas, há algumas empresas de consultoria em psicologia que prestam serviços para escolas, essas empresas costumam desenvolver atividades muito parecidas com as de um psicólogo escolar.

 

Normalmente realizam atividades temporárias, com um objetivo específico, como treinamento para professores, aplicar testes vocacionais, melhorar o ambiente escolar, acompanhar o desempenho dos alunos, etc.

É possível iniciar nessa carreira ainda na graduação, o estágio em psicologia é obrigatório, e grande parte das faculdades de psicologia ofertam estágio com ênfase em psicologia escolar. 

 

Há também estágio não obrigatório, que não é muito comum, mas é ofertado por algumas escolas. 

 

Fazer especialização em psicologia escolar vale muito a pena, se quiser seguir essa carreira, muitas vagas de emprego em escolas requerem que o profissional tenha especialização.

 

Apesar de não ser obrigatório na escola, o psicólogo é um profissional muito importante, capaz de transformar a maneira como o jovem e a criança vê a escola, e consequentemente a aprendizagem.

 

Uma criança que continua na escola e tem um bom desempenho, tem um futuro muito melhor. 

Veja também o que faz o Psicólogo Jurídico.