Psicólogo Organizacional

 

O psicólogo organizacional é o profissional que estuda o ambiente de trabalho.

 

Em uma empresa, ele pode contribuir com toda a sua reestruturação, na mudança das faixas salariais, no número de funcionários, na rotina e nas condições de trabalho. O processo seletivo também é de responsabilidade desse profissional.

 

Além dessas atividades, o psicólogo organizacional tem como função promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores, procurando formas de manter a satisfação pessoal dos funcionários, também pode orientar carreiras e ajudar na motivação de uma equipe.

Esse profissional pode trabalhar em qualquer empresa no departamento de RH, ou em empresas que prestam consultoria. 

 

Grande parte das consultorias em psicologia são da área organizacional. Essas empresas prestam serviço tanto para outras empresas, na melhora de seu desempenho, quanto para pessoas, ajudando a alcançar objetivos profissionais, mas as mais comuns são especializadas na área de recrutamento.

 

A área de psicologia organizacional é a que mais oferta vagas de trabalho e estágio. O psicólogo organizacional pode trabalhar em qualquer empresa, mas costuma ser mais requisitado em empresas grandes.

 

Para conseguir um emprego na área, é preciso passar por um processo seletivo bastante rigoroso, em empresas grandes é muito comum que tenha que passar por um processo de trainee.  

 

Nas empresas menores e que não atuam no ramo da psicologia é comum que o psicólogo realize atividades mais administrativas e parecidas com os outros funcionários do RH, que não são psicólogos.

Veja também o que faz o Psicólogo Social.