Psicólogo Social

 

O psicólogo social é especializado em psicologia social. A psicologia social estuda os pensamentos e comportamentos dos indivíduos ao se relacionarem com outras pessoas, principalmente de grupos étnicos, religiosos e de classes diferentes. Tem forte ligação com disciplinas como antropologia e sociologia. 

A psicologia social é uma área muito ampla, fazem parte dela a psicologia jurídica, psicologia escolar e até a psicologia organizacional.

 

A maioria dos psicólogos que seguem essa área, estão na área acadêmica, mas esse profissional trabalha também em organizações e instituições que prestam serviço a comunidade, em penitenciárias, asilos, centros de atendimento a crianças e adolescentes, em lugares como CRAS, CAPS, ongs e até postos de saúde.

 

É muito comum, que os psicólogos sociais, lidem em seu ambiente de trabalho, com pessoas que estão em uma situação de vulnerabilidade social, como dependentes químicos, mulheres que sofrem de violência doméstica, presidiários, entre outros.

 

Dentro da prática jurídica, a psicologia social é utilizada abordando assuntos como linchamento, homofobia e racismo. No setor privado, os estudos de psicologia social, são utilizados por profissionais da propaganda e marketing, e na psicologia organizacional, em dinâmicas de grupo e também em terapia de grupo e grupos de apoio.  

 

Infelizmente, não é uma área que oferece uma remuneração muito alta, a não ser a área acadêmica. Mas é um trabalho muito importante, que tem poder de causar um impacto muito positivo. 

 

Grande parte das faculdades de psicologia possuem estágio com ênfase em psicologia social. Uma outra maneira de trabalhar com psicologia social é fazendo trabalho voluntário, há diversas ongs no Brasil que demandam o trabalho do psicólogo.

Veja também o que faz o Psicomotricista.