Psicomotricista

 

O psicomotricista é o psicólogo especializado em psicomotricidade. A psicomotricidade, estuda o homem e seu corpo em movimento, a relação do seu corpo com o mundo externo e interno.

 

Essa ciência tem como função motivar e estimular a capacidade sensitiva e perceptiva, ajudar as pessoas a descobrirem e expressar suas capacidades, criar segurança e consciência sobre seu espaço e espaço dos outros.

 

Para isso, esse profissional utiliza-se de várias técnicas, sendo muito comum a utilização de brincadeiras e jogos.

No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma deficiência, hoje esse estudo vai muito além disso.

 

Ela é utilizada tanto em indivíduos sãos, quanto em indivíduos que apresentam alguma deficiência como, atrasos no desenvolvimento ou determinadas condições, como dispraxia, perturbações do esquema corporal, estruturação espacial e corporal, problemas psicossomáticos, perturbações na imagem corporal, dificuldades de comunicação e contato, agressividade, inibição, hiperatividade, déficits de atenção, etc.

O psicomotricista trabalha principalmente em clínicas especializadas, mas pode atuar também em escolas. Nas escolas esse profissional pode dar aula para crianças e atuar em salas de recursos, com alunos que necessitem de atenção especial.

 

A psicomotricidade não é uma área exclusiva da psicologia, está ligada também com a educação física e pedagogia, mas se você deseja ser psicomotricista é preciso fazer faculdade de psicologia.

 

Esta não é uma área muito conhecida, não existem muitos psicomotricistas no Brasil. Dificilmente você terá essa matéria ou estudará mais profundamente sobre esse assunto na faculdade, por isso se deseja seguir essa área é importante fazer especialização. 

 

 

Veja também o que faz o Neuropsicólogo.