Relações Internacionais

Relações internacionais é o estudo das relações políticas, econômicas, sociais e culturais entre países, empresas de países diferentes e organizações internacionais.

O curso de relações internacionais é bastante multidisciplinar, nele é estudado matérias de vários outros cursos, como economia, direito, ciências políticas e sociologia.

 

Durante o curso, você vai aprender como funcionam os organismos internacionais, técnicas de negociação, história econômica e política do Brasil e de outros países, comércio exterior, política externa, entre outros assuntos. 

O curso de RI, assim como a maioria dos cursos, costuma ser bem acadêmico, e é muito comum um estranhamento no início da faculdade.

 

Se você deseja fazer essa faculdade, é importante conhecer sobre outros idiomas, e depois de formado, ser no mínimo fluente em inglês e espanhol. 

 

Algumas faculdades possuem aulas de inglês e espanhol na grade, e algumas pedem a proficiência nessas línguas como requisito para se formar. É possível verificar essas informações na grade do curso da faculdade que você queira fazer.

 

Além disso, muitos materiais utilizados na faculdade estão em outros idiomas.

 

O curso de RI dura em média 4 anos, é um curso ideal para pessoas que se interessam por assuntos sociais, são abertas a novos conhecimentos, novas culturas, conciliadoras e que gostem de estudar. 

Estágio 

O estágio no curso de RI não costuma ser obrigatório. Em cursos em que o estágio não é obrigatório nem sempre a faculdade se preocupa em apresentar vagas de estágio para seus alunos, mas isso varia de lugar para lugar.

Portanto é importante que você vá atrás por conta própria. O estágio é bastante importante para ter uma boa formação e conseguir um emprego, principalmente no setor privado.

Os estudantes que escolhem o turno noturno costumam ter  mais oportunidades para estagiar, por conta do horário.

 

As atividades desenvolvidas pelo estagiário variam bastante, depende de onde será feito o estágio.

 

Mas costumam ser atividades bem simples, como reuniões e eventos, as vezes tradução de textos, elaboração de documentos, pesquisa sobre legislação nacional e internacional, pesquisas de conteúdos.

 

Também auxiliam na elaboração de determinados projetos, na assessoria de temas internacionais, no monitoramento da conjuntura internacional, auxiliam na elaboração de orçamentos, entre outras coisas, que não são necessariamente diretamente ligadas com relações internacionais.

No setor empresarial é mais comum atividades como: relacionamento com clientes, auxiliar no atendimento a multinacionais, auxiliar no desenvolvimento de indicadores, na análise de mercados, planejamento, organização de eventos, auxiliar o setor de importação e exportação. 

 

Muitas vezes realizam atividades bem burocráticas, e até mesmo atividades mais administrativas, que são comuns a outros cursos como administração e economia. 

 

A grande maioria das vagas de estágio, assim como as oportunidades de emprego, estão em grandes cidades.

 

Nenhum estagiário ganha bem, mas uma vantagem dessa área é que é possível obter uma remuneração relativamente boa, algumas vagas em multinacionais podem chegar a pagar 1.500 reais, mas em média um estagiário ganha cerca de 700 reais. 

Apesar de normalmente não ser necessário ter experiência para conseguir uma vaga de estágio, é importante ter alguns conhecimentos básicos de informática e inglês.

 

Em grandes empresas, os candidatos podem ter que passar por um processo de trainee.

 

Segue alguns links de sites que anunciam vagas de estágio:

 

internationalconnectors.com.br

vagasrelinternacionais.wordpress.com

ciee.org.br

iel.org.br

nube.com.br

estagiarios.com

estagionet.com.br

saee.com.br.

 

Veja também onde o internacionalista pode trabalhar.