Roteirista

O que é um roteirista?

O roteirista é um profissional que escreve histórias para o cinema, televisão, teatro, novelas, séries e programas de TV.

 

Toda produção audiovisual precisa de um roteiro para guiar como as coisas vão acontecer.

Um roteiro é um texto que contém diálogos, descrição dos personagens e é dividido em cenas. Pode ser original ou adaptado de outra história.

Existe curso para ser roteirista?

Há vários cursos direcionados para roteiristas, mas não existe nenhuma faculdade específica para quem quer seguir essa profissão.  Para trabalhar como roteirista não é necessário ter diploma nenhum. 

Mas fazer faculdade e outros cursos pode te ajudar muito, não só pela formação, mas principalmente pelos contatos.

 

Nessa profissão muito se consegue através de indicação, e a melhor maneira de começar a criar sua rede de contatos é na faculdade, participando de atividades e em ambientes que tenha pessoas interessadas no mesmo assunto.

A maioria dos roteiristas brasileiros são formados ou em jornalismo ou em cinema, ou nos dois. Cursos como Comunicação, Rádio e TV também contribuem para formação desse profissional.

 

Além de cursos de graduação, há vários cursos de roteiro, inclusive online. Também há pós-graduação em roteiro.

Apesar de não precisar de um diploma, é preciso ter uma boa formação. Trata-se de uma profissão bastante exigente, é necessário estudar muito.

 

Procure ler roteiros, assistir filmes, séries, estudar sobre as outras etapas do processo de produção, e procurar entender como funcionam as coisas no cinema, no teatro, na TV etc.

 

Como começar a ser roteirista?

Se você quer ser roteirista, nunca trabalhou com nada parecido e não tem ideia por onde começar, a primeira coisa que você precisa se preocupar é com seu produto, em como escrever um roteiro.

Também é importante conhecer gente da área, não necessariamente outros roteiristas, mas pessoas que trabalhem no ramo.

 

Uma boa maneira de fazer isso, como dito acima, é se matricular em um curso de roteiro ou na própria faculdade. Além disso, procure participar de eventos, festivais e concursos de roteiro, você vai conhecer muitas pessoas e pode até ganhar prêmios.

Outra maneira de conseguir entrar no mercado de trabalho, além de contar com seus contatos, é escrever histórias e enviar para o endereço de diretores e produtores de cinema e TV, como na Globo, Record e produtoras de filmes.

Os endereços, tanto físicos como eletrônicos são facilmente conseguidos na internet, no site dessas empresas.

Mas, como foi dito, a primeira coisa que você tem que se preocupar é em escrever bem, não mande seu primeiro roteiro para um diretor.

 

Uma boa ideia é pedir a opinião de outros roteirista sobre o que você escreveu. Há, inclusive, roteiristas que prestam esse serviço. 

Outra coisa que pode ajudar muito os iniciantes, são os concursos, oficinas e os festivais de roteiros. Anualmente acontecem alguns no Brasil, abaixo falamos dos que mais ouvimos falar, mas se procurar por conta própria pode achar vários outros. 

Festivais:

Frappa - frapa.art.br/o-festival

Rota - rotafestival.com

 

Este link leva para um site com uma lista de competições e concursos para roteiristas.

https://www.tertulianarrativa.com/editaisdecinema

 

 

A globo tem um programa para formação de roteiristas, o Programa globosat para a formação de roteiristas. Não há previsão para abertura de inscrição por enquanto, mas vale a pena ficar de olho. É um seminário gratuito.

Os workshops abaixo não são para roteiristas iniciantes, mas é uma grande oportunidade, você pode dar uma olhada para ir se preparando.

Workshop de Roteiristas da Warner Bros

É um workshop que seleciona 10 roteiristas entre milhares de candidatos. Cada um dos selecionados ganha uma posição de escritor em um dos seriados da casa.

Esse workshop funciona da seguinte maneira:

- primeiro irá assistir uma série de palestras com pessoas diferentes (roteiristas, atores, diretores etc.) que falam sobre várias questões relacionadas ao mercado dos roteiristas e a essa profissão.

- Depois os roteiristas são divididos em grupos menores, e é feito uma simulação – uma experiência para que cada um crie histórias.

Esse programa não garante que você vai ser contratado, mas garante que será apresentado para as pessoas que tomam as decisões finais.

Para se inscrever é preciso apresentar seu currículo com suas experiências e resultados, dizer o porquê quer participar do programa, e enviar um spec script (É um script que não pode ser comercializado, só para mostrar suas habilidades) de uma das séries da Warner que eles divulgam quando as inscrições abrem.

Esse concurso acontece todo ano. Se você for selecionado terá que arcar com as despesas dos 6 meses.

É tudo em inglês

https://televisionworkshop.warnerbros.com/

 

 HBO Acces writing fellowship

Todo ano a HBO seleciona 8 roteiristas, é uma porta de entrada para quem quer trabalhar na emissora.

O programa dura 8 meses, e os selecionados são treinados durante esse período. Cada roteirista vai desenvolver seu próprio roteiro durante o programa, uma série ou um longa metragem original.

Para se inscrever é preciso mandar seu portfólio, com alguns requisitos mínimos. Saiba mais sobre esses requisitos no site da HBO.

https://www.hbo.com/hboaccess/

 

- Vimos essa dica no Roteirista Empreendedor

 

Onde o roteirista pode trabalhar?

O roteirista pode escrever para novelas, filmes, séries, programas de televisão e teatro. Muitas vezes escreve para vários lugares.

 

Também é muito comum, principalmente em início de carreira, que o roteirista tenha outra profissão, como jornalista ou trabalhe na produção de um filme ou de novelas.

Também trabalha prestando serviços a empresas na hora de fazer vídeos institucionais.

 

O roteirista pode, inclusive, encontrar vagas de trabalho em sites comuns de emprego, mas é preciso ter cuidado, muitas vagas impõe condições muito desleais aos candidatos. Infelizmente é um profissional que não é valorizado como deveria.

 

Outra área de atuação desse profissional é o marketing, mais especificamente com storytelling.

Storytelling é uma ferramenta de marketing digital, como o próprio nome diz trata-se de contar histórias. Os profissionais que trabalham nessa área criam histórias para produtos e empresas, fazem uma propaganda contando histórias, com o objetivo de despertar a emoção das pessoas, podem trabalhar também com construção de marca.

Já existe empresas de consultoria em storytelling, ainda não é um serviço muito comum, mas muito promissor.

 

Registro

Outra coisa importante para o roteirista é registrar seus roteiros para evitar problemas futuros, o registro é feito pela biblioteca nacional, no escritório de direitos autorais, a taxa de registro é de 20 reais.

 

Links

http://www.roteirodecinema.com.br/roteiros.htm

Biblioteca que reúne vários roteiros para você estudar

http://www.roteirodecinema.com.br/cursos.htm

Indica lugares para fazer cursos de roteiro. – Há vários outros materiais, indicação de livros etc.

https://dicasderoteiro.com/

Como o próprio nome já diz é um site cheio de dicas de roteiros, e informações para quem é e quer ser roteirista.