O psicólogo, assim como qualquer outro profissional, pode trabalhar no setor público, no setor privado ou na área acadêmica.
Setor Público
O setor público tem como função fornecer bens e serviços para os cidadãos.
O profissional que trabalha no setor público está gerando um impacto direto na vida da população, por isso, é muito importante que haja bons profissionais nessa área.
A carreira nesse setor tem muitas vantagens, como estabilidade financeira, uma jornada de trabalho reduzida, licenças remuneradas, e salários iniciais atraentes. Mas há algumas desvantagens também.
Com certeza você já ouviu alguém dizer que o setor público não funciona como deveria funcionar, o trabalho pode ser muito burocrático, muitas vezes depende de outras pessoas e de questões políticas, por conta disso, os resultados podem demorar a vir e é muito fácil o funcionário se sentir desestimulado. É preciso paciência e persistência.
Concurso público
Para seguir carreira pública, a grande maioria dos profissionais passam por um concurso público.
Se essa for sua intenção, quanto mais cedo começar a se preparar para um concurso mais chances tem de conseguir uma vaga.
Para isso é só preciso estudar! Mas nem todos os cargos no setor público são por meio de concurso, existem os cargos de confiança, que são por nomeação e os cargos políticos.
Cargos de gestão, de chefia e de formulação de políticas costumam exigir bons conhecimentos acadêmicos, por isso é comum que as pessoas que almejam esses cargos continuem os estudos além da graduação e se envolvam em atividades acadêmicas.
Setor Privado
O psicólogo pode trabalhar em qualquer tipo de empresa no setor de RH, a inserção no mercado depende principalmente do seu currículo, portanto, enquanto ainda estiver na faculdade, procure fazer estágio, criar experiência e participar do máximo de atividades extracurriculares que puder.
Se a intenção é trabalhar em uma grande empresa, na área de psicologia organizacional, ou em uma empresa de consultoria de qualquer área, atividades como trabalho voluntário, intercâmbio, e outros projetos que demonstrem engajamento são muito valorizadas.
Se você pretende trabalhar em uma clínica ou hospital, essas atividades também valorizam seu currículo, mas é mais importante que adquira experiência na área que você quer atuar, saiba mais sobre isso em áreas de atuação.
Infelizmente, nem todo mundo tem tempo e dinheiro para investir tanto na sua formação (fazer intercâmbio, deixar de trabalhar para fazer trabalho voluntário, etc), mas isso não deve te impedir de ir atrás dos seus objetivos, é importante tomar conhecimento de como realmente funcionam essas atividades, para que você saiba quais são suas reais opções.
Área Acadêmica
A área acadêmica é a área que se dedica a pesquisas científicas. Sua função é realizar pesquisas com intuito de resolver problemas, facilitar processos, obter mais informações sobre determinado assunto, contribuir para a melhoria de algo, e passar conhecimento.
Quem escolhe essa carreira pode fazer pesquisas na área que desejar.
A grande maioria dos pesquisadores trabalham em uma universidade e são professores também, mas isso não acontece necessariamente.
Para trabalhar em uma universidade pública é preciso passar por um concurso, ou como temporário. Em faculdades particulares o que conta é o currículo acadêmico.
Um pesquisador/professor pode chegar a ganhar muito bem, mas para isso é preciso tempo e dedicação.
É preciso tempo e esforço para realizar uma pesquisa que traga grandes resultados, mas quando realizada tem capacidade de gerar um grande impacto na vida das pessoas.
Para seguir esta carreira é importante gostar de estudar, e se envolver no máximo de atividades acadêmicas que puder.
Quem deseja seguir carreira acadêmica, pode ganhar bolsas para se dedicar somente aos estudos.
Essas bolsas são de mestrado e doutorado, ou de algum projeto de pesquisa específico. Quem oferta essas bolsas é a própria a própria universidade, pelo CNPq, CAPS ou alguma fundação, como a Fundação Araucária.
Para conseguir uma bolsa, é importante (não necessariamente determinante) que você se preocupe em tirar boas notas e ir bem na prova de mestrado e doutorado.
Quando ainda estiver na graduação, você pode participar de um projeto de iniciação científica, outros projetos de pesquisa e participar de eventos acadêmicos. A participação nessas atividades contam pontos no seu currículo.
A área acadêmica é cheia de metodologias e trabalha-se muito com hipóteses e ideias, não é uma área recomendada para quem gosta de resultados rápidos. Mas é um trabalho muito importante.