Sociologia 

 

Sociologia é a ciência que estuda o comportamento humano em sociedade, e como as pessoas se relacionam nesse contexto. 

Essa ciência procura entender como ocorre as interações no grupo familiar, no ambiente de trabalho, no ambiente escolar, no grupo religioso, ou seja, como os indivíduos interagem em diferentes grupos. 

 

Também é objeto de estudo da sociologia grupos sociais que se unem “automaticamente” por características em comum, como pessoas da mesma raça, do mesmo gênero e com a mesma orientação sexual. 

 

Estuda ainda, estruturas de poder, relações políticas e os conflitos que podem surgir das interações humanas, como por exemplo, crimes e divórcio.

Os estudos em sociologia podem trazer muitos benefícios para a sociedade. 

 

Podem beneficiar empresas, melhorando as relações entre os funcionários e entre trabalhador e empregado.

Também beneficia o governo, proporcionando aos gestores públicos um melhor entendimento sobre as necessidades e o funcionamento da sociedade, auxiliando na elaboração de políticas, e fortalecendo as instituições.

Podem ainda, trazer benefícios na área da saúde, educação e todos os lugares em que haja interação social, e pode, principalmente, proporcionar um melhor entendimento dos homens sobre si mesmos.

Estudando os grupos sociais, o sociólogo está estudando o que une as pessoas. E com esse conhecimento pode trabalhar para encontrar soluções para corrigir problemas sociais muito importantes, como discriminação, criminalidade, e outras coisas. 

 

Veja também como é o curso de sociologia.