O técnico ou treinador, é o profissional responsável por coordenar as atividades de um atleta ou uma equipe.

A sua principal atividade é tomar decisões, é ele quem define qual jogador vai jogar, qual será a estratégia do atleta durante a competição, entre outras coisas.

Se você pretende seguir essa carreira, é importante que seja paciente, tenha espírito de liderança, boa comunicação, saiba trabalhar em equipe e goste de lidar com pessoas.

O técnico tem uma profissão muito exigente, sua rotina é parecida com a de um atleta, com muitas viagens, treinos, poucas folgas e horários de trabalho não convencionais.

​Também é  uma profissão bastante insegura, um técnico pode deixar o emprego a qualquer momento, seja por ter cometido um erro ou por questões políticas.

Como ser técnico?

Há vários caminhos para se tornar técnico, o mais comum é por indicação, por isso, é importante fazer contatos, de preferência, enquanto ainda estiver na faculdade.

 

Mas não se limite a pessoas do ramo do esporte, procure fazer contatos com pessoas no geral. Esse foi o conselho que mais ouvimos. 

Os técnicos de grandes times conseguem chegar a esse cargo por meio de indicação, ou porque seu nome se destacou por ter feito um bom trabalho. Já em times menores pode haver processos seletivos para técnicos.

Além disso, muitos técnicos já faziam parte da comissão técnica do time, com outro cargo, e muitos eram jogadores.

 

Portanto, além dos contatos, procure trabalhar em um clube, mesmo que não seja no cargo de técnico, só para estar familiarizado com o ambiente.

Nenhum técnico começa a carreira em um time grande, muitos começam trabalhando sem ser em um time profissional, como em escolinhas de futebol, vôlei etc.

 

No início da carreira, o salário é bem baixo, cerca de 1.000 reais para técnicos que trabalham com times da 5 divisão. Mas trabalhar em um time pequeno, é uma oportunidade para se destacar. 

 

Os profissionais que dirigem a primeira divisão chegam a ganhar muito mais que 30.000 reais.

O curso mais indicado para ser técnico é educação física.

Veja também sobre a profissão de Preparador Físico.

Técnico