A biotecnologia é uma área da biologia que estuda como utilizar organismos vivos para fabricar produtos ou melhorar procedimentos (deixá-los mais eficientes e sustentáveis).

O técnico em biotecnologia pode trabalhar em diversos lugares, realizando diversas atividades. Em uma empresa, realiza atividades que são diretamente ligadas ao processo de criação do produto, como isolar microrganismos para produzir enzimas que serão utilizadas em algum produto, ou executar o processo de fermentação para criar algum alimento.

Além de executar a criação de produtos, pode trabalhar também no controle de qualidade, supervisionando os procedimentos na criação de algo.

Esse profissional também tem conhecimentos necessários para trabalhar com desenvolvimento de novos produtos e processos, com inovação e criação, tanto em empresas quanto em institutos de pesquisa.

 

Onde pode trabalhar?

O biotecnólogo pode trabalhar em empresas de diversos ramos, os principais são: cosméticos, medicamentos, agropecuária (desenvolvendo e fabricando tecnologias relacionadas a melhora do plantio, melhoramento genético etc), alimentos (principalmente alimentos que passam por uma processo biológico, como cerveja, iogurte etc).

Uma grande vantagem do curso técnico, é que as escolas técnicas costumam ter contato com essas empresas, e o aluno tem uma chance muito grande de já sair empregado. 

Além de empresas, o técnico em biotecnologia pode trabalhar também em instituições de pesquisa e laboratórios de controle de qualidade.

Normalmente as instituições de pesquisa pertencem ao setor público, dentre as instituições brasileiras que demandam o trabalho do técnico em biotecnologia, podemos citar a Embrapa e o Instituto Butantan.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Embrapa

 

A Embrapa é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento, ela desenvolve produtos e novas tecnologias voltadas para a agropecuária, com o objetivo de ser mais produtivo e sustentável.

É responsável pela criação de diversos produtos e possui muitos projetos de pesquisa em andamento. Para trabalhar na Embrapa é preciso passar por um concurso.

 

O Instituto Butantan

 

O instituto Butantan é um instituto de pesquisa  que realiza pesquisas na área de biologia e biomedicina.

O Butantan desenvolve estudos com animais peçonhentos e é responsável por grande parte da produção nacional de soros e vacinas.

Para trabalhar no Instituto Butantan também é preciso passar por um concurso.

 

Uma outra opção de carreira para esse profissional é trabalhar com perícia criminal. O perito criminal realiza a investigação de um crime, ele vai até a cena do crime, colhe evidencias, realiza exames, e auxilia a polícia a desvendar o que aconteceu.

Apesar do aluno não ser exatamente preparado para isso no curso técnico, ao sair do curso o estudante possui conhecimento para ser perito.

O local de trabalho mais comum para esse profissional é a polícia científica (o CSI brasileiro), para trabalhar lá também é preciso passar em um concurso.

O curso técnico em biotecnologia é ideal para quem se interessa em trabalhar em uma laboratório realizando atividades práticas, e tem interesse por biologia, química e tecnologia.

A remuneração média para o técnico em biotecnologia, tanto no setor público quanto no setor privado é de cerca de R$ 2.600,00.

 

Melhores cursos

SENAI

O curso dura 2 anos, para participar é preciso estar cursando ou já ter terminado o ensino médio. É ofertado de manhã, a tarde e noite, a mensalidade é de 455 reais.

Para realizar a inscrição, é preciso ir até uma unidade do Senai levando documentos. Para saber mais informações acesse o site do Senai, aqui.

É oferecido nas cidades: Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Belo Horizonte (MG) Montes Claros (MG).

Institutos Federais

Os cursos ofertados nos institutos federais são gratuitos, para estudar em um deles é preciso passar por um processo seletivo, menos no instituto de Brasília, que é por sorteio.

Os institutos também oferecem ajuda de custo para os estudantes, auxiliam no transporte, materiais utilizados no curso e até alojamento para quem precisa de auxílio moradia e são de outras cidades. Para os estudantes de baixa renda os institutos podem cobrir até 100% dos custos.

 

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site dos institutos. Esse curso é ofertado em:

 

IFG – Instituto federal de Goiás

O IFG oferta o curso técnico em biotecnologia,  é um curso onde o aluno faz o ensino médio ao mesmo tempo também.

É oferecido em Formosa – GO.

 

IFPR – Instituto Federal do Paraná

No IFPR, o curso também é integrado, o aluno faz o ensino médio ao esmo tempo, dura  4 anos, e é oferecido em Jaguariaíva - PR. 

Saiba mais informações no site des institutos: aqui e aqui

Veja também sobre o técnico em Química.

Técnico em Biotecnologia