O técnico em construção naval trabalha com a construção de estruturas navais (navios, barcos, lanchas, cargueiros, etc). 

 

Esse profissional trabalha principalmente em estaleiros (lugares onde os navios são fabricados). E pode desempenhar diversas atividades.

O técnico é o braço direito do engenheiro, ele precisa ter conhecimentos sobre todas as etapas da construção, desde a criação do desenho do projeto no computador, até a fabricação das peças e construção efetiva do navio, como soldagem e a parte elétrica.

Também precisa ter conhecimentos sobre as normas e saber trabalhar bem em equipe. É um profissional bastante completo, que precisa ter um conhecimento muito amplo.

Dentre as funções desse profissional estão: fazer testes para verificar a qualidade do material utilizado na construção, supervisionar o trabalho de construção, auxiliar na elaboração do projeto, entre outras.

 

Durante o curso, o aluno terá aulas de desenhos, noções de matemática e física, e também aulas práticas, de solda, tubulação e elétrica.

 

O mercado de trabalho

O mercado de trabalha para esse profissional é bastante restrito e específico, trabalha principalmente em estaleiros (há cerca de 36 estaleiros no Brasil). 

 

Também, podem trabalhar em empresas que comercializam produtos navais, e na Marinha Mercante, realizando atividades de apoio técnico. Para trabalhar na Marinha é preciso passar por um concurso.

São poucas pessoas que escolhem essa carreira, e o salário é um dos melhores salários entre os profissionais técnicos, chega a 4.000 reais.

Mas, infelizmente, a indústria naval sofreu uma grande queda nos últimos anos, muitas pessoas perderam o emprego. 

 

O principal motivo foi a crise na Petrobrás e a queda dos preços do petróleo. Aqui no Brasil a indústria naval é bastante dependente do petróleo, o pré-sal foi um dos principais motivos para  a indústria ter crescido alguns anos atrás.

Apesar da queda, o setor está se reestruturando e procurando soluções, e mesmo sem nenhuma mudança radical, a expectativa é de melhora em 2017.


 

Melhores Cursos

 

Senai

É ofertado no Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC),  Aracaju (SE) e Salvador (BA). 

 

 

 

Veja também sobre o Técnico em Edificações.
 

Técnico em Construção Naval