O técnico em construção naval trabalha com a construção de estruturas navais (navios, barcos, lanchas, cargueiros, etc).
Esse profissional trabalha principalmente em estaleiros (lugares onde os navios são fabricados). E pode desempenhar diversas atividades.
O técnico é o braço direito do engenheiro, ele precisa ter conhecimentos sobre todas as etapas da construção, desde a criação do desenho do projeto no computador, até a fabricação das peças e construção efetiva do navio, como soldagem e a parte elétrica.
Também precisa ter conhecimentos sobre as normas e saber trabalhar bem em equipe. É um profissional bastante completo, que precisa ter um conhecimento muito amplo.
Dentre as funções desse profissional estão: fazer testes para verificar a qualidade do material utilizado na construção, supervisionar o trabalho de construção, auxiliar na elaboração do projeto, entre outras.
Durante o curso, o aluno terá aulas de desenhos, noções de matemática e física, e também aulas práticas, de solda, tubulação e elétrica.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalha para esse profissional é bastante restrito e específico, trabalha principalmente em estaleiros (há cerca de 36 estaleiros no Brasil).
Também, podem trabalhar em empresas que comercializam produtos navais, e na Marinha Mercante, realizando atividades de apoio técnico. Para trabalhar na Marinha é preciso passar por um concurso.
São poucas pessoas que escolhem essa carreira, e o salário é um dos melhores salários entre os profissionais técnicos, chega a 4.000 reais.
Mas, infelizmente, a indústria naval sofreu uma grande queda nos últimos anos, muitas pessoas perderam o emprego.
O principal motivo foi a crise na Petrobrás e a queda dos preços do petróleo. Aqui no Brasil a indústria naval é bastante dependente do petróleo, o pré-sal foi um dos principais motivos para a indústria ter crescido alguns anos atrás.
Apesar da queda, o setor está se reestruturando e procurando soluções, e mesmo sem nenhuma mudança radical, a expectativa é de melhora em 2017.
Melhores Cursos
Senai
É ofertado no Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), Aracaju (SE) e Salvador (BA).