O setor automotivo é um dos setores mais importantes do país, estima-se que a frota brasileira tenha cerca de 49 milhões de veículos, sem contar as motocicletas.

 

Esse número deixa claro que se trata de um setor com um impacto muito grande na economia.

Esse setor abrange as indústrias automobilísticas (automóveis), náuticas (embarcações, como navios, lanchas, etc), de autopeças (peças para automóveis) e também a rede de pós-venda e manutenção de automóveis.

O técnico em manutenção automotiva é responsável por lidar com diferentes tipos de veículos automotores (carros, caminhões, etc), ele realiza diversas atividades, dentre elas estão:

 

Realização de diagnósticos para encontrar falhas nos veículos, testes em protótipos, elaboração e produção de peças, conserto e manutenção de carros.

 

Para trabalhar como técnico automotivo é preciso fazer o curso técnico em manutenção automotiva.

Durante o curso, o aluno aprende fundamentos de elétrica e mecânica, tem muitas aulas práticas, sobre como fazer diagnósticos de sistemas e componentes automotivos, montagem e desmontagem de motores, funcionamento dos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos dos veículos, instalação de som e iluminação.

Uma das vantagens em fazer um curso técnico é que muitas vezes os lugares onde o curso é ofertado tem contato com empresas, e há uma grande chance do estudante sair do curso já empregado.

O curso dura 2 anos, e para cursar é preciso ter concluído o ensino médio. Outra opção é fazer o ensino médio em uma escola técnica, nesse caso o curso dura cerca de 4 anos. (saiba mais informações abaixo).

Para seguir essa área é importante gostar muito de veículos, e se interessar pelo seu funcionamento. 

 

Como é o mercado de trabalho?

 

Infelizmente, a indústria, de maneira geral, está passando por uma crise, mas por incrível que pareça, houve um aumento da demanda por esse profissional, pois com a crise aumentou a busca por reparos e manutenção dos veículos (ao invés da compra de novos).

O mercado de trabalho para o técnico em manutenção automotiva é bastante amplo, ele pode trabalhar em diversos lugares:

Oficinas mecânicas, concessionárias, indústrias que fabricam automóveis e autopeças, companhias de seguros, empresas de inspeção técnica e locadoras de automóveis.

Nesses lugares, esse profissional pode desempenhar muitas funções, como mecânico de automóveis (cuidar da manutenção de veículos, fazendo reparos, etc), ser o chefe de oficina (administrar a oficina mecânica, controlar os serviços que são prestados), orçamentista (cuidando principalmente de orçamentos).

Pode ainda, ser eletricista de automóveis (realizar manutenção e instalação elétrica), perito de seguros automotivos (profissional que realiza a perícia em automóveis, quando serão vendidos, por exemplo), analista de qualidade de serviços automotivos (elabora e/ou faz o controle de qualidade dos veículos, verifica se há defeitos e se o produto está dentro do padrão de qualidade).

Pode também trabalhar como vendedor (vendedor que orienta o cliente sobre as especificações técnicas do produto).

Além disso, esse profissional pode abrir seu próprio negócio, ter sua própria oficina.

 

Se você tem essa intenção é importante ter conhecimentos sobre administração, finanças e tudo que for preciso para manter uma empresa, pois além dos conhecimentos em manutenção automotiva será preciso gerenciar uma empresa.

No setor público esse profissional pode prestar concurso para prefeituras e governos estaduais, o exército também contrata esse profissional. As atividades desempenhadas pelo técnico nesses lugares são normalmente relacionadas com manutenção da frota (mecânico).

O salário desse profissional varia em média cerca de 1.500 reais até 3.500 reais.

 

Onde estudar?

 

SENAI

O curso técnico de manutenção automotiva é um dos mais ofertados pelo Senai. Há oferta desse curso em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas nas unidades locais do SENAI e o principal critério de seleção é a ordem de chegada.

As mensalidades variam, os valores podem ir de R$ 320,00 a R$ 500,00 reais dependendo da localidade.

 

 

Institutos federais

Os cursos ofertados nos institutos federais são gratuitos, para estudar em um deles é preciso passar por um processo seletivo, menos no instituto de Brasília, que é por sorteio.

Os institutos também oferecem ajuda de custo para os estudantes, auxiliam no transporte, materiais utilizados no curso e até alojamento para quem precisa de auxílio moradia e são de outras cidades. Para os estudantes de baixa renda os institutos podem cobrir até 100% dos custos.

 

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site dos institutos. Esse curso é ofertado em:

 

IFCE – Instituto Federal do Ceará

O Curso é ofertado na cidade de Fortaleza e possui duração de dois anos. O estudante precisa realizar uma prova para ser aprovado, que é como um vestibular.

Para mais informações acesse o site aqui.

 

IFB – Instituto Federal de Brasília

O curso é ofertado na cidade de Brasília, na modalidade subsequente (você faz após terminar o ensino médio) com duração de dois anos, sendo as aulas realizadas durante o período noturno.

 

Para mais informações acesse o site aqui.

 

IFSP – Instituto Federal de São Paulo

Em São Paulo o curso é ofertado de maneira integrada (junto com o ensino médio) com duração de 4 anos no campus de Piracicaba, as aulas do curso ocorrem no período vespertino, enquanto que o aluno cursa o ensino médio durante o período matutino.

Para mais informações acesse o site aqui.

 

IFPE – Instituto Federal de Pernambuco

No IFPE o curso técnico em manutenção automotiva é ofertado na modalidade educação à distância de maneira subsequente, com duração de dois anos nos campus de Caruaru, Goiana, Recife e Surubim.

Para mais informações acesse o site aqui. 

 

IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais

Em Minas Gerais o curso é ofertado no campus de Bambuí nas modalidades integrado, com duração de 4 anos ( o aluno faz o curso técnico juntamente com o ensino médio) e subsequente com duração de 2 anos (o aluno faz depois de formado no ensino médio).  

Para mais informações acesse o site aqui.

 

IFSC ​– Instituto Federal de Santa Catarina

É ofertado na cidade de Florianópolis, na modalidade subsequente, tendo duração de 3 semestres, as aulas são ofertadas no período matutino. O ingresso nesse curso é feito por meio do exame de classificação do próprio IFSC, o exame é composto por uma prova de conhecimentos gerais.

 

​Para mais informações acesse o site aqui.

 

Técnico em Manutenção Automotiva