Técnico em Química

Quando fala-se em química, a maioria das pessoas pensam em muitas formulas complicadas e experimentos em laboratórios, como se fosse algo muito distante do nosso dia a dia. Na verdade, o nosso cotidiano está cheio de transformações químicas.

A indústria química transforma produtos primários em produtos secundários e terciários, ou seja utiliza processos químicos para transformar as matérias primas em substâncias que dão origem a inúmeros produtos.

É uma indústria gigantesca, ela abrange várias sub indústrias, como a petroquímica, agroquímica e muitas outras. Quase tudo que você possa pensar é produto da indústria química, roupas, vidro, plástico, produtos de limpeza, produtos de beleza, produtos farmacêuticos, eletrônicos e muitos outros.

O técnico em química pode participar de todas as etapas dos processos que acontecem na indústria. Esse profissional tem como principal atividade realizar análises, a maioria das vezes relacionado ao controle de qualidade da empresa.

Ele é responsável por checar se o produto produzido pela indústria está dentro dos padrões de qualidade, para isso realiza diferentes testes, dependendo do produto. Exemplos de análises realizadas pelo técnico são:

Análise de uma resina que será usada para fabricar uma cola, que poderá ser utilizada na fabricação de outros produtos, o técnico realiza testes para verificar se essa cola poderá fornecer uma boa durabilidade, podendo realizar testes na cola e no produto final.

Outro exemplo: em uma empresa que produz soro fisiológico, o técnico pode fazer uma análise verificando a sua composição, se a proporção de sal está correta, por exemplo, e determina se esse produto poderá ser comercializado ou não.

Além de analisar o produto final, o técnico químico analisa também a matéria prima, determina se ela é de qualidade e se poderá ser utilizada no processo produtivo. Suas análises, em alguns casos, podem determinar quanto será o tamanho da produção. É um trabalho que exige muita responsabilidade.

Além do controle de qualidade, o técnico em química pode supervisionar a produção (os processos químicos e os equipamentos). Para isso, é preciso que esse profissional tenha conhecimento sobre todo o processo produtivo.

Se você é curioso, gosta de química e de trabalhar em um laboratório, o técnico em química é uma ótima opção de carreira.

 

 

Como é o mercado de trabalho?

Como foi dito, a indústria química abrange inúmeras áreas, portanto o técnico em química pode trabalhar em diversos tipos de empresas, que fabricam produtos petroquímicos, produtos farmacêuticos, tintas, plásticos, vidro, entre outras.

Infelizmente, a indústria de maneira geral está enfrentando uma crise, por conta disso as contratações diminuíram bastante nos últimos tempos, mas a indústria química ainda é uma das que mais contratam, e a expectativa é de que as coisas comecem a melhorar daqui para frente.

É muito comum que os cursos técnicos tenham contato com indústrias, o que aumenta muito a chance do aluno sair do curso já empregado.

 

Apesar da indústria ser o principal local de trabalho desse profissional, o técnico em química pode trabalhar em outros lugares, como por exemplo em empresas de serviços de água e esgoto.

 

Nessas empresas o técnico supervisiona as operações de tratamento de água e esgoto, realiza diversas análises, como análises bacteriológicas e físico-químicas, e produz relatórios referentes aos dados que colheu. 

Não é comum, mas o técnico em química pode trabalhar em prefeituras também. Nos editais que encontramos, a descrição das atividades desempenhadas pelo técnico são bem parecidas com as atividades realizadas na indústria, relacionadas à análise de produtos para controle de qualidade.

Mas na realidade, o técnico que vai trabalhar em uma prefeitura dificilmente realizará esse tipo de coisa. O trabalho será muito mais ligado ao recebimento de mercadorias e outras atividades que não necessariamente são relacionadas com química.

Universidades também contratam técnicos em química, esses profissionais costumam trabalhar no laboratório auxiliando em atividades ligadas a ensino e pesquisa.

Para trabalhar em qualquer um desses lugares é preciso passar por um concurso.

Os salários para o técnico em química no setor público ficam dentro da média do salário para um técnico químico, cerca de 2.000 reais.

 

O técnico em química pode ainda trabalhar em laboratórios que realizam análises diversas, como análises de exames de sangue e outros exames.

 

O salário desse profissional pode variar bastante, dependendo do lugar. Ele ganha em média 2.000 reais, mas pode chegar a 5.000, dependendo da empresa e das promoções ao longo da carreira.

Veja também sobre o Técnico em Petroquímica.