O que um veterinário pode fazer?

 

O veterinário pode desempenhar muitas funções, dentre as principais estão:

 

Clínica e cirurgia de animais

Essa é a função mais conhecida do veterinário. Ele trabalha cuidando da saúde dos animais, faz diagnósticos de doenças, receita remédios e tratamentos.

 

O veterinário que trata de animas de pequeno porte tem uma rotina bastante diferente do veterinário que trata de animais de grande porte. 

 

Os que trabalham com pequeno porte, normalmente estão em clínicas urbanas e atendem à animais domésticos, como cachorros e gatos. Esse profissional aplica vacinas, trata de doenças e podem fazer cirurgias. 

Já o veterinário que trabalha com animais de grande porte, trabalha principalmente com gado, realiza visitas em fazendas, cuida da saúde do rebanho, e presta atendimento médico quando necessário.

O veterinário costuma cuidar de animais de produtores que comercializam gado para corte ou leite. É um profissional essencial para evitar perdas do produtor e melhorar a produtividade.

Apesar de realizar atividades bastante gerais, como foi falado acima, os veterinários podem se especializar em alguma coisa, e limitar seu atendimento a sua especialidade.

 

As especialidades são bem parecidas com a dos médicos, dermatologia, cardiologia, cirurgia, oncologia e até mesmo odontologia.

 

 

Alimentos e produtos de origem animal

Apesar de ser pouco conhecido, o veterinário pode atuar com produtos de origem animal, principalmente na indústria e na vigilância sanitária.

 

Ele pode fiscalizar a produção e comercialização do produto, e trabalhar dentro de uma indústria com controle de qualidade.

O veterinário inspeciona os alimentos e verifica se as normas de higiene foram cumpridas pela indústria.  

 

Fiscalizam lugares que produzem produtos que sejam de origem animal, ou que utilizem animais de alguma forma. Ou seja matadouros, empresas de laticínios, estabelecimentos comerciais, empresas de ração, entre outras.

Faltam profissionais no mercado para adequar às normas de produção.

 

Medicina veterinária da conservação

 

O veterinário pode realizar estudos e projetos para estudar animais silvestres em cativeiro, ou em seu habitat natural, cuidando da sua reprodução e preservação.

 

O profissional que realiza essas atividades trabalha em institutos, ou participa de projetos específicos. Pode trabalhar em criadouros, em parques e lugares que sejam preservados.

 

Perícia técnica

 

O profissional que trabalha com perícia técnica, avalia a saúde dos animais em competições esportivas, verifica se houve ingestão de hormônios e medicamentos.

Também podem trabalhar com perícia criminal, realizando perícia em animais ligados a questões judiciais, identificam doenças, marcas, e fazem, inclusive, exames para determinar a causa da morte.

Para saber mais sobre a profissão de perito criminal, clique aqui.

 

Produção animal

Produção animal trata-se do desenvolvimento de mecanismos para manter o animal saudável, com o organismo em equilíbrio, tendo como objetivo aumentar a produtividade. Utilizam para isso suplementos alimentares e melhoria genética.

Também cuidam para que o animal fique no melhor ambiente possível. Em um ambiente pequeno, por exemplo, os animais podem começar a desenvolver um comportamento agressivo ou ficarem estressados, o que pode deixar o animal doente.

 

 

Saúde Pública Veterinária

 

O veterinário não cuida somente da saúde dos animais, ele cuida também da saúde dos seres humanos. Esse profissional desempenha um importante papel na saúde pública, trabalha para que epidemias não aconteçam, e atuam na vigilância sanitária e ambiental.  

Previne e trata de doenças em animais que possam ser transmitidas para a população, como raiva, leichmaniose, e dengue.

Dentro da saúde pública, o veterinário também fiscaliza estabelecimentos de produtos com origem animal e lugares de interesse a saúde, como hospitais e clínicas veterinárias, laboratórios, pet shops, etc.

Além das atividades já citadas, fazem o controle de pragas, atendem a denúncias de maus tratos e fazem o controle populacional de cães e gatos.

Podem também, trabalhar com gestão em secretarias de saúde e relacionadas com agropecuária,  coordenando projetos e políticas públicas.

Veja os lugares que o veterinário pode trabalhar com as áreas faladas acima.