Veterinária

 

O veterinário é o profissional que cuida da saúde dos animais, ele realiza atividades bastante similares da do médico, faz diagnósticos, receita tratamentos, remédios e cirurgia. Também cuida da alimentação, reprodução e bem-estar do animal.

Durante o curso, o veterinário aprende a fazer atividades bastante abrangentes, e depois de formado torna-se um profissional generalista. O veterinário pode tratar animais de pequeno e grande porte, domésticos e silvestres.

Apesar disso, pode fazer especialização, e se restringir a atender só um tipo de animal ou desempenhar só um tipo de atividade.

Além do veterinário tratar da saúde dos animais, essa profissão está bastante ligada com a saúde dos seres humanos e sua relação com o meio ambiente.

 

Esse profissional tem um importante papel na saúde pública, pode trabalhar prevenindo que doenças que são transmitidas por animais cheguem aos humanos, como raiva, leptospirose e até dengue.

 

Também supervisiona a produção de alimentos de origem animal. E cuida para que o ser humano tenha um bom relacionamento com os animais. Para mais informações sobre onde o veterinário pode trabalhar clique aqui.

Para ser veterinário é preciso gostar de animais e da natureza, ter paciência e muita sensibilidade, já que os animais não falam o que estão sentindo, como os humanos.

 

Qual a diferença entre veterinária e zootecnia?

Essa dúvida é bastante comum, a principal diferença entre essas duas profissões é que o zootecnista trabalha mais com a produção e criação de animais, e com produtos de origem animal, com o objetivo de aumentar a produtividade. 

Já o veterinário, tem o foco na saúde do animal, ele pode prestar atendimento médico aos animais, dentre outras atividades.

 

Apesar da diferença, esses dois profissionais possuem muitas áreas de atuação em comum.

 

 Como é o curso?

 

O curso de veterinária é um curso bastante amplo, com um carga horária muito grande.

No início do curso, as matérias são mais relacionadas com biologia, como microbiologia, anatomia, genética, fisiologia, e também matérias na área de exatas. Esses conhecimentos vão servir de base para as matérias mais específicas e as aulas práticas.

 

Posteriormente, o aluno terá aulas sobre doenças, técnicas clínicas, e aulas práticas em hospitais veterinários e laboratórios.


Há também disciplinas referente a nutrição, zoonoses, inspeção de alimentos de origem animal, e relacionadas a questões ambientais e ecológicas.

Para saber todas as matérias que são ofertadas, entre no site do departamento de veterinária da faculdade que te interessar e procure pela grade curricular.

O curso de medicina veterinária dura cerca de 5 anos. Ele é oferecido em período integral e meio período. Na maioria das faculdades, o curso é integral, principalmente em faculdades públicas. É mais comum encontrar o curso de meio período em faculdades particulares.  

Se você pretende trabalhar e estudar, vai ser um pouco complicado, a não ser que consiga ajustar seu horário de trabalho ou trabalhar a noite, por exemplo. Mas a faculdade costuma ofertar várias atividades e muitas delas com bolsas.

 

Para saber sobre essas atividades e o que levar em consideração na hora de escolher um faculdade clique aqui. 

Veja também sobre as áreas de trabalho do veterinário.